domingo, 5 de maio de 2013

Participação na Escola


Diante dos avanços da LDB (Lei de Diretrizes e Bases. Lei 9.394/96), sobretudo no seu Art. 14, “Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes”
O que podemos entender é que cada sistema de ensino deve, por lei, incentivar a participação das comunidades escolares no que diz respeito a administração da escola e de quais formas os conteúdos devem ser ensinados.
Participar pode ser entendido de diversas formas. Para os mais críticos, a população não tem capacidade de decidir o que quer e por isto justifica-se uma postura tradicional e dominadora onde a população não tem direito democrático de fazer parte das decisões, mas apenas para obedecer ao que os dominadores querem que seja executado.
A escola tem papel fundamental na quebra da tradição de dominação em que o Brasil está inserido. A LDB e o Plano Nacional de Educação – PNE biênio 2011-2020, progressivamente abrem espaços para a participação da comunidade no destino da escola e da educação. Só quando eu atraio a comunidade para dentro da sua escola, é que realmente eu garanto um verdadeiro avanço educacional no país.
Para o avanço democrático temos muitos inimigos. Os primeiros a serem destacados são os políticos e as elites econômicas que querem, por interesses escusos, manter a população dominada e analfabeta. O segundo são diretores autoritários que querem mandar na escola como se fosse deles e não da comunidade. Estes diretores são lacaios do poder dominador e exercem o papel de carrascos da democracia, ao fazerem da escola a extensão de seus quintais.
Com um discurso intimidador, o diretor da escola, ameaça discretamente professores e alunos com a maquiagem de se preocuparem com a escola. Na verdade eles se preocupam apenas com seus cargos e com os grupos que os mantêm no poder. Um poder podre e fora de contexto. A comunidade deve tomar a direção da escola, para ensinar as crianças a tomarem a direção de suas vidas e do país.

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