PROTOCOLO DE
ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA |
|||
DIRETORIA DE
ENSINO |
ESCOLA |
||
Professor(a) |
|||
Disciplina |
Ano/Série/Turma |
Data da Observação |
|
Observador(a) |
Cargo/Função
|
||
Objetivos da
aula: |
|||
1. Aspectos Organizacionais |
Indicadores |
Sim |
Não |
Observações |
1.1.
Otimização do Tempo |
A aula tem início nos primeiros cinco minutos e os
atrasos, caso ocorram, são administrados.
|
|
|
|
A aula é realizada mediante ritmo
estimulante e adequado ao nível de dificuldade proposto. |
|
|
|
|
O professor evita a ocorrência de
interrupções em sala de aula, não desperdiçando o tempo de ensino e de
aprendizagem. |
|
|
|
|
O professor usa tom de voz adequado e atenta-se a todos os alunos. |
|
|
|
|
O professor permite ausências dos
alunos (ir ao banheiro ou tomar água) de forma coerente. |
|
|
|
|
O ritmo de instrução é ajustado para atender aos alunos
que aprendem com maior ou menor facilidade. |
|
|
|
|
Os alunos que não terminam as
atividades durante a aula recebem orientação especial para que se mantenham
no ritmo da turma. |
|
|
|
|
1.2. Otimização do
Espaço |
O ambiente mantém-se organizado. |
|
|
|
A disposição dos alunos está adequada à
aula. |
|
|
|
|
O professor usa critérios coerentes de
agrupamento dos alunos. |
|
|
|
|
O professor circula pela sala de aula. |
|
|
|
|
Os
professores escolares utilizam espaços além da sala de aula: |
Sim |
Não |
Observações |
|
Biblioteca/Sala de leitura. |
|
|
|
|
Quadra. |
|
|
|
|
Laboratório de ciências. |
|
|
|
|
Sala do Acessa Escola. |
|
|
|
|
Sala multimídia. |
|
|
|
|
2. Aspectos Pedagógicos |
Indicadores |
Sim |
Não |
Observações |
2.1. Utilização do
Currículo Oficial |
Usa o Caderno
do Professor para o planejamento das aulas. |
|
|
|
Aplica as
Situações de Aprendizagem e as Sequências Didáticas propostas no Caderno do
Professor. |
|
|
|
|
Utiliza o
Caderno do Aluno como orientação para lição de casa. |
|
|
|
|
Utiliza o
Caderno do Aluno como registro em sala de aula. |
|
|
|
|
O professor utiliza outros materiais para
o planejamento das aulas para desenvolvimento do Currículo Oficial: |
Sim |
Não |
Observações |
|
Livro
didático. |
|
|
|
|
Outros
recursos pessoais (revistas, jornais etc.). |
|
|
|
|
Recursos
digitais – Currículo +. |
|
|
|
|
Recursos
digitais – lousa digital. |
|
|
|
|
|
Verificar se o professor: |
Sim |
Não |
Observações |
2.2. Processos e
Estratégias de Ensino e de Aprendizagem |
Demonstra
conhecimento do material e domínio do conteúdo. |
|
|
|
Informa aos alunos sobre os objetivos da aula e as
atividades a serem realizadas. |
|
|
|
|
Considera os conhecimentos prévios dos alunos no
desenvolvimento dos conteúdos. |
|
|
|
|
Promove
contextualização entre o conteúdo e as vivências do aluno. |
|
|
|
|
Apresenta
explicações claras sobre as atividades e
Situações de Aprendizagem. |
|
|
|
|
Acompanha o
desenvolvimento das atividades de forma interativa. |
|
|
|
|
Propõe a
aplicação das habilidades desenvolvidas na sala de aula em outros contextos. |
|
|
|
|
Oferece apoio
para alunos com dificuldades de aprendizagem mediante de atividades
diversificadas que garantam que a recuperação contínua aconteça de forma
satisfatória. |
|
|
|
|
Adapta a
linguagem à informação ou explicação quando não compreendida pelos alunos. |
|
|
|
|
Propõe
atividades para ampliação do repertório dos alunos que contemplem leitura e
escrita. |
|
|
|
|
Estimula e dá
clareza ao aluno sobre a importância de fazer atividades em casa para a sua
aprendizagem. |
|
|
|
|
Propõe
atividades de apoio aos alunos com diferentes níveis de aprendizagem,
diversificando estratégias para atender as necessidades desses alunos. |
|
|
|
|
Apresenta devolutivas construtivas aos
alunos. |
|
|
|
Faz a síntese dos assuntos da aula ao
final. |
|
|
|
|
Trabalha em conjunto com o professor
auxiliar na proposição e realização de ações docentes que respondam às
necessidades dos alunos. |
|
|
|
|
Registra o progresso do aluno em ficha
individual durante o processo de recuperação. |
|
|
|
|
3. Relação Professor/Aluno |
Indicadores |
Sim |
Não |
Observações |
|
O professor reforça e valoriza as
intervenções dos alunos. |
|
|
|
O professor realiza mediação de
conflitos de forma positiva. |
|
|
|
|
São percebidas atitudes de respeito
mútuo entre professor e alunos. |
|
|
|
|
São percebidas atitudes de respeito
mútuo entre aluno e aluno. |
|
|
|
|
O professor propicia oportunidades de
trabalho cooperativo entre os alunos. |
|
|
|
|
O professor passa aos alunos
orientações precisas, promovendo concentração e autonomia. |
|
|
|
|
O professor favorece a participação do
aluno com atividades da oralidade. |
|
|
|
|
O professor propicia momentos
específicos para que os alunos possam verificar e analisar suas soluções
individuais e as dos colegas em determinadas situações-problema. |
|
|
|
|
O professor estimula a participação e o
envolvimento de todos os alunos na aprendizagem. |
|
|
|
|
O professor demonstra ter alta
expectativa quanto à aprendizagem de todos os alunos. |
|
|
|
|
Os alunos questionam ideias e pontos de
vista de forma apropriada. |
|
|
|
|
Os alunos demonstram entusiasmo pela
matéria. |
|
|
|
|
4. Avaliação da Aprendizagem |
Indicadores Obs.: este
item deve ser preenchido com base nos registros do professor (Plano de
Ensino, Diário de Classe etc.) e demais informações fornecidas por ele. |
Sim |
Não |
Observações |
|
O professor faz uma avaliação diagnóstica
no início de cada etapa de ensino para adequar o seu Plano de Ensino às características de sua turma.
|
|
|
|
O professor usa a avaliação proposta |
|
|
|
|
|
no Caderno do
Professor. |
|
|
|
O professor
tem registro próprio do progresso de cada aluno. |
|
|
|
|
O professor
monitora o desenvolvimento das habilidades previstas para cada bimestre. |
|
|
|
|
Os
instrumentos avaliativos estão de acordo com as habilidades e competências
previstas para o ano/série. |
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário