quarta-feira, 15 de setembro de 2021

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA

 

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA

 

DIRETORIA DE ENSINO

ESCOLA

 

Professor(a)

 

Disciplina

Ano/Série/Turma

 

Data da Observação

Observador(a)

 

Cargo/Função

Objetivos da aula:

 

 

 

 

1. Aspectos

Organizacionais

Indicadores

Sim

Não

Observações

1.1. Otimização do

Tempo

 

A aula tem início nos primeiros cinco minutos e os atrasos, caso ocorram, são administrados.

 

 

 

A aula é realizada mediante ritmo estimulante e adequado ao nível de dificuldade proposto. 

 

 

 

O professor evita a ocorrência de interrupções em sala de aula, não desperdiçando o tempo de ensino e de aprendizagem.

 

 

 

O professor usa tom de voz adequado e atenta-se a todos os alunos.

 

 

 

O professor permite ausências dos alunos (ir ao banheiro ou tomar água) de forma coerente.

 

 

 

O ritmo de instrução é ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade.

 

 

 

Os alunos que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação especial para que se mantenham no ritmo da turma.

 

 

 

1.2. Otimização do Espaço

O ambiente mantém-se organizado.

 

 

 

A disposição dos alunos está adequada à aula.

 

 

 

O professor usa critérios coerentes de agrupamento dos alunos.

 

 

 

O professor circula pela sala de aula.

 

 

 

Os professores escolares utilizam espaços além da sala de aula:

Sim

Não

Observações

Biblioteca/Sala de leitura.

 

 

 

Quadra.

 

 

 

Laboratório de ciências.

 

 

 

Sala do Acessa Escola.

 

 

 

Sala multimídia.

 

 

 

2. Aspectos

Pedagógicos

Indicadores

Sim

Não

Observações

 

2.1. Utilização do Currículo Oficial

Usa o Caderno do Professor para o planejamento das aulas.

 

 

 

Aplica as Situações de Aprendizagem e as Sequências Didáticas propostas no Caderno do Professor.

 

 

 

Utiliza o Caderno do Aluno como orientação para lição de casa.

 

 

 

Utiliza o Caderno do Aluno como registro em sala de aula.

 

 

 

O professor utiliza outros materiais para o planejamento das aulas para desenvolvimento do Currículo Oficial:

Sim

Não

Observações

Livro didático.

 

 

 

Outros recursos pessoais (revistas, jornais etc.).

 

 

 

Recursos digitais – Currículo +.

 

 

 

Recursos digitais – lousa digital.

 

 

 

 

Verificar se o professor:

Sim

Não

Observações

2.2. Processos e Estratégias de Ensino e de

Aprendizagem

Demonstra conhecimento do material e domínio do conteúdo.

 

 

 

Informa aos alunos sobre os objetivos da aula e as atividades a serem realizadas.

 

 

 

Considera os conhecimentos prévios dos alunos no desenvolvimento dos conteúdos.

 

 

 

Promove contextualização entre o conteúdo e as vivências do aluno.

 

 

 

Apresenta explicações claras sobre as

atividades e Situações de Aprendizagem.

 

 

 

Acompanha o desenvolvimento das atividades de forma interativa.

 

 

 

Propõe a aplicação das habilidades desenvolvidas na sala de aula em outros contextos.

 

 

 

Oferece apoio para alunos com dificuldades de aprendizagem mediante de atividades diversificadas que garantam que a recuperação contínua aconteça de forma satisfatória.

 

 

 

Adapta a linguagem à informação ou explicação quando não compreendida pelos alunos.

 

 

 

Propõe atividades para ampliação do repertório dos alunos que contemplem leitura e escrita.

 

 

 

Estimula e dá clareza ao aluno sobre a importância de fazer atividades em casa para a sua aprendizagem.

 

 

 

Propõe atividades de apoio aos alunos com diferentes níveis de aprendizagem, diversificando estratégias para atender as necessidades desses alunos.

 

 

 

 

 

Apresenta devolutivas construtivas aos alunos.

 

 

 

Faz a síntese dos assuntos da aula ao final.

 

 

 

Trabalha em conjunto com o professor auxiliar na proposição e realização de ações docentes que respondam às necessidades dos alunos.

 

 

 

Registra o progresso do aluno em ficha individual durante o processo de recuperação.

 

 

 

3. Relação

Professor/Aluno

Indicadores

Sim

Não

Observações

 

O professor reforça e valoriza as intervenções dos alunos.

 

 

 

O professor realiza mediação de conflitos de forma positiva.

 

 

 

São percebidas atitudes de respeito mútuo entre professor e alunos.

 

 

 

São percebidas atitudes de respeito mútuo entre aluno e aluno.

 

 

 

O professor propicia oportunidades de trabalho cooperativo entre os alunos.

 

 

 

O professor passa aos alunos orientações precisas, promovendo concentração e autonomia.

 

 

 

O professor favorece a participação do aluno com atividades da oralidade.

 

 

 

O professor propicia momentos específicos para que os alunos possam verificar e analisar suas soluções individuais e as dos colegas em determinadas situações-problema.

 

 

 

O professor estimula a participação e o envolvimento de todos os alunos na aprendizagem.

 

 

 

O professor demonstra ter alta expectativa quanto à aprendizagem de todos os alunos.

 

 

 

Os alunos questionam ideias e pontos de vista de forma apropriada.

 

 

 

Os alunos demonstram entusiasmo pela matéria.

 

 

 

4. Avaliação da

Aprendizagem  

Indicadores

 Obs.: este item deve ser preenchido com base nos registros do professor (Plano de Ensino, Diário de Classe etc.) e demais informações fornecidas por ele.

Sim

Não

Observações

 

O professor faz uma avaliação diagnóstica no início de cada etapa de ensino para adequar o seu Plano de

Ensino às características de sua turma.

 

 

 

O professor usa a avaliação proposta

 

 

 

 

no Caderno do Professor.

 

 

 

O professor tem registro próprio do progresso de cada aluno.

 

 

 

O professor monitora o desenvolvimento das habilidades previstas para cada bimestre.

 

 

 

Os instrumentos avaliativos estão de acordo com as habilidades e competências previstas para o ano/série.

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário