Analisando a contribuição de José
Querino Ribeiro para os estudos de administração escolar, ressalta-se o fato de
entender que toda discussão sobre administração escolar e tão importante,
quanto qualquer outro assunto dentro da escola. Uma vez que a administração
escolar é entendida como “a utilização racional de recursos para realização de
fins determinados” (Paro, 1986, p.18).
Ligando ainda o conceito de
administração e administração escolar, Ribeiro, entende que administração
escolar é a adaptação dos conceitos da administração em geral para a realidade
da escola. Uma visão muito reacionária e fortemente ligada ao conceito
tradicional de escola. Diferente de sua visão sobre educação. Querino Ribeiro
apresenta duas visões diferentes sobre ensino, uma progressista no que se
refere ao ensino e outra reacionária, no que se refere à administração.
Porém, mesmo tendo uma visão
progressista de ensino, Ribeiro não tem a mesma visão sobre a administração
escolar. Acreditando que o diretor deva ser um profissional devidamente formado
para este fim e detentor de todo poder dentro da escola, já que ele seria o
único a ter a formação de supervisor e os outros agentes na escola não.
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