quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Formação de Gestores escolares: A atualidade de José querino Ribeiro. (Resumo)

Analisando a contribuição de José Querino Ribeiro para os estudos de administração escolar, ressalta-se o fato de entender que toda discussão sobre administração escolar e tão importante, quanto qualquer outro assunto dentro da escola. Uma vez que a administração escolar é entendida como “a utilização racional de recursos para realização de fins determinados” (Paro, 1986, p.18).
Ligando ainda o conceito de administração e administração escolar, Ribeiro, entende que administração escolar é a adaptação dos conceitos da administração em geral para a realidade da escola. Uma visão muito reacionária e fortemente ligada ao conceito tradicional de escola. Diferente de sua visão sobre educação. Querino Ribeiro apresenta duas visões diferentes sobre ensino, uma progressista no que se refere ao ensino e outra reacionária, no que se refere à administração.
Porém, mesmo tendo uma visão progressista de ensino, Ribeiro não tem a mesma visão sobre a administração escolar. Acreditando que o diretor deva ser um profissional devidamente formado para este fim e detentor de todo poder dentro da escola, já que ele seria o único a ter a formação de supervisor e os outros agentes na escola não.


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