terça-feira, 2 de junho de 2020

Jean William Fritz Piaget

O suíço Jean William Fritz Piaget. (1896-1980), foi Biólogo e Psicólogo. Mais conhecido como Jean Piaget ou somente Piaget.

O principal conceito de Piaget é o de Epistemologia genética.

Epistemologia vem de duas palavras gregas.

Episteme = conhecimento e Logia = busca da razão

A narrativa de Jean Piaget é nova no sentido de buscar a origem do como a criança produz conhecimento, ou seja, quais instrumentos cognitivos desenvolvemos para que a ciência seja produzida.

Psicologia genética, demonstrada em Piaget identifica como o ser humano constrói a capacidade de conhecimento, ou seja, a gênese do conhecimento humano.  Equiparada a teoria de Charles Darwin na evolução das espécies, Piaget também acredita e desenvolve uma teoria de adaptação cognitiva, o que ele vai chamar do método mais avançado de evolução, ou seja, o conhecimento.

O conhecimento, segundo Piaget, possui estádios. Esta palavra foi erroneamente traduzida por estágio o que deturpa seu entendimento. Estádio de conhecimento é uma realidade vivida. Importante em si. Sua superação indica o novo estádio.

Temos 4 estádios de conhecimento:

0 a 2 anos – Sensorial motor.

2 a 7 anos – Pré-operatório.

7 a 12 anos – Operatório concreto.

12 a 16 anos – Operatório formal.

Claro que as idades são meramente médias. E cada superação de estádio está intimamente ligado ao meio em que a criança vive. Esta superação pode ser mais adiantada, retardada ou impedida de acordo com o tipo de vidada e ambiente que a criança vive.

Diferentemente do empirismo que acredita no conhecimento através dos sentidos e do apriorismo que julga os seres humanos com capacidades inatas e que basta desenvolvê-las, Piaget acredita que o conhecimento vem da ação da criança no mundo.

Tudo depende do que a criança faz. Para este movimento de fazer e tornar a fazer, Piaget denomina de equilibração, ou seja, construção de conhecimento através da ação no meio. Esta equilibração se dá da seguinte forma:

Assimila + acomoda + adapta = constrói conhecimento.

Com a teoria piagetiana, chegamos à pedagogia ativa, uma pedagogia que está relacionada não com o que se aprende, mas como se aprende. O importante não são os conteúdos que a escola ensina, mas como são ensinados.

Uma vez que a criança aprende assimilando as coisas que ela faz no mundo, o conhecimento principal que a escola pode fazer é a simulação e intermediação. Aumentar a capacidade cognitiva do aluno é o melhor que a escola pode fazer. Os conteúdos podem ser adquiridos em diversos meios, e se a escola se fechar na proposta de dona do conhecimento, ela vai ser superada e se tornar obsoleta.

Os educadores são fundamentais no processo de criação dos estádios de conhecimento dos alunos. Mas quem são os educadores? Todos os envolvidos na escola. Do professor passando pela gestão e chegando até os funcionários. O processo de aprendizado se dá na prática no mundo. Aprender a fazer fazendo.


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