O suíço Jean
William Fritz Piaget. (1896-1980), foi Biólogo e Psicólogo. Mais
conhecido como Jean Piaget ou somente Piaget.
O principal conceito de Piaget é o de Epistemologia
genética.
Epistemologia vem de duas palavras gregas.
Episteme =
conhecimento e Logia = busca da razão
A narrativa de Jean Piaget é nova no sentido de buscar a
origem do como a criança produz conhecimento, ou seja, quais instrumentos
cognitivos desenvolvemos para que a ciência seja produzida.
Psicologia genética, demonstrada em Piaget identifica como o
ser humano constrói a capacidade de conhecimento, ou seja, a gênese do
conhecimento humano. Equiparada a teoria
de Charles Darwin na evolução das espécies, Piaget também acredita e desenvolve
uma teoria de adaptação cognitiva, o que ele vai chamar do método mais avançado
de evolução, ou seja, o conhecimento.
O conhecimento, segundo Piaget, possui estádios. Esta
palavra foi erroneamente traduzida por estágio o que deturpa seu entendimento.
Estádio de conhecimento é uma realidade vivida. Importante em si. Sua superação
indica o novo estádio.
Temos 4 estádios de conhecimento:
0 a 2 anos –
Sensorial motor.
2 a 7 anos –
Pré-operatório.
7 a 12 anos – Operatório
concreto.
12 a 16 anos – Operatório
formal.
Claro que as idades são meramente médias. E cada superação
de estádio está intimamente ligado ao meio em que a criança vive. Esta
superação pode ser mais adiantada, retardada ou impedida de acordo com o tipo
de vidada e ambiente que a criança vive.
Diferentemente do empirismo que acredita no conhecimento
através dos sentidos e do apriorismo que julga os seres humanos com capacidades
inatas e que basta desenvolvê-las, Piaget acredita que o conhecimento vem da
ação da criança no mundo.
Tudo depende do que a criança faz. Para este movimento de
fazer e tornar a fazer, Piaget denomina de equilibração, ou seja, construção de
conhecimento através da ação no meio. Esta equilibração se dá da seguinte
forma:
Assimila + acomoda
+ adapta = constrói conhecimento.
Com a teoria piagetiana, chegamos à pedagogia ativa, uma
pedagogia que está relacionada não com o que se aprende, mas como se aprende. O
importante não são os conteúdos que a escola ensina, mas como são ensinados.
Uma vez que a criança aprende assimilando as coisas que ela
faz no mundo, o conhecimento principal que a escola pode fazer é a simulação e
intermediação. Aumentar a capacidade cognitiva do aluno é o melhor que a escola
pode fazer. Os conteúdos podem ser adquiridos em diversos meios, e se a escola
se fechar na proposta de dona do conhecimento, ela vai ser superada e se tornar
obsoleta.
Os educadores são fundamentais no processo de criação dos
estádios de conhecimento dos alunos. Mas quem são os educadores? Todos os
envolvidos na escola. Do professor passando pela gestão e chegando até os
funcionários. O processo de aprendizado se dá na prática no mundo. Aprender a
fazer fazendo.
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