Todos acreditam saber o
que seja brincar, mas na realidade, não se tem certeza. Para os adultos,
brincar é se divertir e se descontrair, mas quando é para as crianças, o
brincar é perda de tempo e deve ser sério e educativo.
Ao brincar, as crianças
se socializam e usam técnicas de entrosamento. Elas podem brincar do que quiserem
e quando quiserem. Parar a brincadeira e recomeçar de onde pararam. O que
podemos observar, é que a criança tem o domínio do seu divertimento e enquanto
brinca, ela pode aprender e desenvolver habilidades e competências.
O brincar deve ser
tomado como uma atividade, não apenas de lazer, mas sim, como uma via de
desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras. No espaço escolar,
brincar é visto como distração, quando ao contrário, deveria ser visto como fundamental
para o desenvolvimento da criança e do seu raciocínio.
O recreio é a forma
concreta do brincar e de sedimentar os relacionamentos das crianças. É neste
momento lúdico, que as crianças desenvolvem o seu conhecimento e suas práticas
socializantes.
Neste contexto, o
recreio é fundamental para ajudar as crianças no seu desenvolvimento. Como na
sociedade ocidental, este espaço se apresenta como um dos poucos espaços para
brincadeiras e relacionamento, deve ser protegido e ampliado.
Motivado pelos pais, as
crianças não tem tempo, ela está tomada de compromissos. Ao obrigar a criança a
ter muitos afazeres, os adultos tiram o valioso tempo de alegria e aprendizagem,
que se podem proporcionar as crianças nos momentos de confraternização entre
elas. Quando as crianças brincam, elas produzem cultura, além de desenvolver
suas habilidades motoras e psíquicas.
Com uma entrevista
aberta, as crianças indagaram os pais sobre os brinquedos que usavam e as
brincadeiras que faziam na infância. Ao contrário do que se pensa, as
brincadeiras são as mesmas e a quantidade de brinquedos também. Diferente do
que o popular acredita, não mudou muito a forma de brincar.
A pesquisa mostrou como
os adultos não vêem importância na fala das crianças e por isto, elas desistem
de falar. Promover um ambiente saudável para as crianças e um espaço de lazer é
fundamental para o seu desenvolvimento. Cabe aos adultos motivarem e
valorizarem o brincar e a conversa.
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