Esta pesquisa ocorreu com professores do ensino
fundamental e médio. As professoras do ensino fundamental, também chamadas de
polivalentes, contribuíram no momento em que estavam lecionando a disciplina de
ciências, no ensino médio, a contribuição se deu com a disciplina de Física.
Tentando
compreender as práticas usadas na sala de aula, a pesquisa pretendeu criar uma
nova concepção de educação e de didática. Acreditando que, somente quando mudo
a minha concepção de ensino e aprendizagem, é que eu posso mudar a minha
metodologia.
Com
a ajuda de vídeos feitos na sala de aula, pode-se ver a forma que o professor
trabalha e como ele concebe o seu próprio trabalho.
No ensino de ciências
ficou claro que, com uma formação construtivista, as professoras compreendem
que é necessário ensinar a partir de um problema concreto, deixando claro que a
ciência não é a natureza, mas a interpreta.
Outro
ponto, a ser destacado, é que ensinar corresponde a fazer os alunos
compreenderem a linguagem científica e construírem argumentação com esta
linguagem. Em outras palavras, a construção da ciência é exatamente sair do
senso comum para uma argumentação científica. Não uma simples repetição dos
termos tecnicos, mas uma construção a partir de sua própria experiência.
Quando
a análise se deu nas aulas de física, ao contrário do que se percebeu nas
professoras do ensino fundamental, os professores do ensino médio possuem um
conhecimento mais específico de sua disciplina, mas não tem uma base
construtivista para ensinar.
Se por
um lado os professores de disciplinas específicas sabem bem o conteúdo que vão
lecionar, a sua metodologia é cumulativa e sua concepção de educação está
tomada pela idéia de transmissão/recepção.
Tornando-se
um modelo, ou um roteiro, para os professores, o presente trabalho traz
reflexões sobre as formas de conhecer a educação. Se ainda ensinamos de forma
tradicional é porque foi assim que aprendemos, assim nos foi ensinado. Temos a tendência
de reproduzir.
O desafio é mudar esta perspectiva, em busca
de uma educação construtivista e uma escola que emancipe as pessoas. Buscar no
aluno o conhecimento e a partir dele, construir o saber sistematizado
cientificamente. (resumo feito do texto original de Anna Maria P. de Carvalho)
Sem comentários:
Enviar um comentário