segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prática de Ensino: seu estatuto epistemológico, disciplinar e de prática. (Resumo)

Esta pesquisa ocorreu com professores do ensino fundamental e médio. As professoras do ensino fundamental, também chamadas de polivalentes, contribuíram no momento em que estavam lecionando a disciplina de ciências, no ensino médio, a contribuição se deu com a disciplina de Física.
            Tentando compreender as práticas usadas na sala de aula, a pesquisa pretendeu criar uma nova concepção de educação e de didática. Acreditando que, somente quando mudo a minha concepção de ensino e aprendizagem, é que eu posso mudar a minha metodologia.
            Com a ajuda de vídeos feitos na sala de aula, pode-se ver a forma que o professor trabalha e como ele concebe o seu próprio trabalho.
No ensino de ciências ficou claro que, com uma formação construtivista, as professoras compreendem que é necessário ensinar a partir de um problema concreto, deixando claro que a ciência não é a natureza, mas a interpreta.
            Outro ponto, a ser destacado, é que ensinar corresponde a fazer os alunos compreenderem a linguagem científica e construírem argumentação com esta linguagem. Em outras palavras, a construção da ciência é exatamente sair do senso comum para uma argumentação científica. Não uma simples repetição dos termos tecnicos, mas uma construção a partir de sua própria experiência.
            Quando a análise se deu nas aulas de física, ao contrário do que se percebeu nas professoras do ensino fundamental, os professores do ensino médio possuem um conhecimento mais específico de sua disciplina, mas não tem uma base construtivista para ensinar.
            Se por um lado os professores de disciplinas específicas sabem bem o conteúdo que vão lecionar, a sua metodologia é cumulativa e sua concepção de educação está tomada pela idéia de transmissão/recepção.
            Tornando-se um modelo, ou um roteiro, para os professores, o presente trabalho traz reflexões sobre as formas de conhecer a educação. Se ainda ensinamos de forma tradicional é porque foi assim que aprendemos, assim nos foi ensinado. Temos a tendência de reproduzir.

             O desafio é mudar esta perspectiva, em busca de uma educação construtivista e uma escola que emancipe as pessoas. Buscar no aluno o conhecimento e a partir dele, construir o saber sistematizado cientificamente.  (resumo feito do texto original de Anna Maria P. de Carvalho)

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